quinta-feira, 16 de maio de 2013

AULAS DE TÉCNICA DE DANÇA


Por que preciso fazer aulas de dança, se tenho unção?
Muitas pessoas me fazem essa pergunta. E vou responder com partes do livro que escrevi sobre dança, já divulgado aqui no Blog.

Texto extraido do livro: A Dança: “Da Bíblia para a Igreja” de minha autoria.

Filipenses 1.6: “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus...”.
Estamos no culto, quando o coral ou um(a) cantor(a) começa a se apresentar. O domínio das vozes, a harmonia do cantor com os instrumentos nos enchem o coração de alegria.
Quando vamos conhecer mais a fundo o trabalho deles, descobrimos aulas de técnicas de canto, domínio do diafragma, além de exaustivas horas de ensaio. E achamos tudo coerente.
Mas, para o louvor através da dança não precisa, basta a unção? É óbvio que não!
A técnica é fundamental para o melhor desempenho por parte de quem dança.
Através de aulas, aprendemos a manter a coluna ereta, o que nos evitará problemas físicos no futuro, bem como desenvolver os movimentos sem machucar joelhos, pescoço e outras partes do corpo.
Somado a isso, aprendemos a ter coordenação motora, ritmo (fundamental para quem dança), expressão corporal e facial, leveza nos gestos e graça nos movimentos.
Podemos também executar passos mais difíceis (saltos, piruetas, espacates), sem nos machucar ou sentir dor.
Outro fator positivo é que, através das aulas, vamos nos tornando cada vez mais seguros e podemos encarar os que nos assistem e sorrir sem medo de errar os passos ou nos perder no tempo da música.
Mais um aprendizado fundamental para quem se engajou no ministério com danças é a contagem da música-passos, que só conseguimos desenvolver através das aulas.
E é preciso lembrar o texto sobre os filipenses, mencionado no começo do capítulo.
Nós, crentes, não podemos esquecer a lição de humildade deixada por Jesus: Aprender a lavar os pés.
Baseando-se nessas palavras, apresento a quem tiver interesse em fazer aula um cronograma dos locais e horários onde ministro aulas de técnica de dança:

Segundas-feiras das 20:00 as 21:30
Local: Igreja do Evangelho Quadrangular do Parque São Domingos

Terças-feiras das 18:30 as 20:30 (com treino de ponta)
Local: Primeira Igreja Batista da Lapa

Sábados das 17:00 as 18:30
Local: Igreja Cristo Salva (Pirituba)

Domingo das 8:30 à 10:00
Local: Igreja Tempo da Graça (Parque São Domingos) (Grupo que agrega mulheres da terceira idade)

Domingo das 11:00 à 12:30
Local: Igreja Batista Água Da vida (Jardim Tremembé)





Digitalizar0001

Caso você tenha interesse em fazer aulas num desses locais ou prefira que as aulas sejam ministradas para o seu grupo de dança em sua igreja, entre em contato através do e-mail: ritadecassiabcruz@gmail.com

Continuação do texto extraido do livro: A Dança: “Da Bíblia para a Igreja”.

…Antes dos discípulos ganharem o mundo, eles passaram, no mínimo, três anos ao lado do seu mestre.
Observando e aprendendo…
…Quando vemos o pastor pregar, nos emocionamos com sua sabedoria dentro da Palavra de Deus.
Já imaginaram se ele não conhecesse a Bíblia? Como poderia pregar?
Ninguém cogita a possibilidade de um pastor não conhecer a Bíblia, mas aceitam perfeitamente ministros que não conhecem o seu ministério…
…Infelizmente, não podemos deixar de falar sobre a arrogância daqueles que não querem aprender. Típica atitude dos vaidosos, que não admitem que outras pessoas saibam mais do que eles e podem lhes ensinar.
Para piorar, existem pessoas que incentivam o não aperfeiçoamento usando desculpas: “Você não precisa fazer aulas, dança lindamente...”, “Se ficar técnica demais, vai acabar perdendo a unção...” e por aí vai...
São os familiares e amigos que, sem se dar conta, estão impedindo o ministro de se tornar melhor, mais capacitado.

________________________ clip_image002 _____________________________
Técnico em Computação
Estão na firma ao lado do computador.
_ E, então, é isso... _ disse o dono da empresa. _ Não consigo abrir meus arquivos e tem muita coisa importante nesse computador.
_ Vamos ver. _ falou o técnico e passou a mexer, aqui e ali, no computador. Finalmente, após horas de tentativas vãs, conseguiu abrir um dos arquivos. _ Este está ok! _ afirmou, enquanto continuava a mexer no mouse e no teclado.
O homem se levantou em desespero.
_ Ei! _ gritou. _ O que você fez?
_ Fechei o arquivo. _ respondeu placidamente o técnico.
_ Não, seu imbecil! Você acabou de excluir, definitivamente, meu documento e eu ainda não tinha feito cópia. Que raio de técnico é você?
_ Na realidade, eu não sou técnico, mexo no computador porque gosto e sempre quis mexer.

________________________ clip_image002[1] _____________________________

E, é claro, que a situação ficou pior, indo parar no juizado de pequenas causas.
Também, aonde já se viu querer lidar com uma coisa tão complexa como um computador, sem no mínimo ter aprendido o básico?
Aonde já se viu?
Nas igrejas, com dança...
Ninguém atua em um ramo profissional sem conhecê-lo. Só nós, evangélicos, achamos que podemos tudo e ainda nos sentimos melindrados se alguém nos aconselha a procurar aprimoramento.
Tem gente que não entende absolutamente nada de dança, mas acredita que pode dizer o que uma pessoa, ou um grupo deve ou não fazer.
É claro que Deus é quem nos capacita. Mas, não podemos confundir as coisas. Quando o Senhor tem um chamado para uma determinada pessoa, Ele espera que ela desenvolva sua aptidão…
Obviamente no livro faço outras colocações, como também confronto-as com a Bílbia, mas expos esses textos para que você entenda qual importante é não pegar o Dom que Deus te deu e enterrá-lo.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Tributo as Lágrimas

Elas são transparantes, cristalinas, inundam os olhos e traduzem a alma.

Lágrimas para aqueles que se foram muito cedo sem conhecer tudo o que o mundo tem de bom;

também para aqueles que se foram após muitos anos e viram a maldade, o egoismo e a violência imperar.

Lágrimas para a desilusão que norteia os passos daqueles que sonharam por algo melhor e ainda não alcançaram, talvez não alcancem nunca; também para aqueles que venceram, num mundo que oferece poucas opções de vitória.

Lágrimas pela perda da esperança, aos que viram seus bens serem roubados, suas casas ou inundadas ou destruidas; também aqueles que roubaram e que destruiram, pois perderam a dignidade.

Lágrimas pela dor que advem de doenças, que nem os remédios conseguem aplacar, também para os que venceram os próprios limites.

Lágrimas pela natureza maltratada pelo homem que deveria protegê-la, também pelos animais que imploram para que continuem tendo um lugar ao sol.

Lágrimas trancadas na garganta, que não conseguem sair quando a vida é dura demais.

Lágrimas por mim.

ABCD0019